Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Texto bíblico do dia diariamente, EZBB

Tiago 1:19

Tiago 1:19

No verso 18, Tiago menciona a "palavra da verdade" por meio da qual os homens são nascidos de Deus. Visto que esta palavra divina nos trouxe para Deus, devemos continuar sendo guiados por ela a medida que vivemos para Ele. Um espírito aberto e receptivo para a palavra de Deus e para a orientação do seu Espírito Santo sempre é o caminho para fazermos progresso nas coisas de Deus. Um espírito rebelde , combativo e queixoso NÃO OPERA A JUSTIÇA DE DEUS.

PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR, TARDIO PARA SE IRAR - Parece mais certo considerar o ouvir e o falar em um sentido geral, em vez de restringir o significado (como alguns fazem) ao ouvir e falar a mensagem do evangelho. Um homem tem dois ouvidos mas somente uma boca; ele, portanto, deveria ouvir duas vezes mais do que falar. Há uma conexão íntima entre o ouvir e o falar; também entre o falar e a ira. Aquele que ouve mais atentamente entende melhor o seu próximo; entender leva a um falar ponderado e a uma resposta branda que "desvia o furor". O falar impensado, por outro lado, com frequência produz a palavra pesada que "suscita ira" (Pv 15:1).

Verso 20 diz: A IRA HUMANA NÃO PRODUZ A JUSTIÇA DIVINA. A ira quase sempre machuca tanto o nosso próximo quanto a nós mesmos. A ira carnal sempre machuca. A justiça divina significa conduta certa, fazer o que Deus quer. A ira carnal não só nos leva a uma conduta sem amor e a desagradar a Deus, mas esse comportamento irado em um cristão professo levanta dúvida na mente dos observadores e, dessa forma, diminui o progresso do Reino de Deus. A única ira que o homem pode ter é a ira que Cristo sentiu (Mc 3:5). Essa ira é um ressentimento público contra o comportamento e as ações que levam outros a sofrer sem culpa da pessoa irada.