Filipenses Estudos Bíblicos dos Versículos

Filipenses 1:1

Filipenses 1:1

A epístola aos Filipenses. A cidade de Filipos recebeu este nome em homenagem a Felipe, pai de Alexandre.

A igreja em Filipos foi fundada por Paulo e seus companheiros na segunda viagem missionária em cerca de 52 d.C. Lídia , vendida de púrpura, converteu-se, como também uma jovem escrava(Atos 16:13). Foi aqui que Paulo e Silas estiveram na prisão, eles oravam e cantavam louvores a Deus, sendo libertos por um terremoto. O guarda da prisão vendo o poder de Deus, converteu-se com todos os membros da sua casa.

No início do livro Paulo se declara junto com Timóteo "escravo de Cristo". Esta é a verdadeira relação do cristão com Cristo. Eles são propriedade, corpo e alma de Cristo, estando à disposição plena e continua de Cristo. Eles não são deles mesmos(1 Co 6:19,20), porque foram comprados com sangue precioso de Cristo (1 Pe 1:18,19). Da mesma maneira que o alimento de Jesus era fazer a vontade do Pai que está nos céus (Jo 4:34), ou que o escravo vive para fazer a vontade do seu Senhor terreno, assim eles existem para fazer a vontade de Cristo. Jesus é o Senhor absoluto e comum de Paulo e Timóteo. Eles são escravos de amor (Ex 21:1-6), que aceitam livremente a soberania de Cristo. Ser escravo de Cristo é ser livre do pecado (Rm 6:16-18, 20,22).

Filipenses 1:6

Filipenses 1:6

Deus sempre termina o que começa . Ele nos chamou para si, começou uma boa obra em nós e a completará. Esta é a promessa. Naturalmente temos uma parte a executar, que é continuar crendo nEle e cooperando com a obra santificadora do Espírito Santo em nossas vidas. Isto é, não entristeça o Espírito Santo (Efésios 4:30), nem o apague (1 Tessalonicenses 5:19).

Muitas pessoas hoje em dia começam coisas e nunca terminam, e isto não agrada a Deus. É fácil dar início a algo quando todas as nossas emoções estão empolgadas com a novidade. Mas o caráter ê visto no que as pessoas fazem quando os seus sentimentos não estão mais lhes servindo de apoio e talvez elas tenham sido deixadas a sós, apenas com Deus e muito trabalho árduo. O caráter de Deus é sempre terminar o que começa. E você? Antes de começar alguma coisa, calcule o preço para trabalho e tome a decisão de terminá-la.

Filipenses 1:9

Filipenses 1:9

Esse amor que precisa crescer é o amor de Deus nos cristãos Filipenses. AQUELE EM QUEM HABITA O AMOR DE DEUS, AMA AQUELES QUE DEUS AMA (1 João 5:20,21). E esse amor também deve ser de uns para com os outros. Aos Romanos, ele escrevera: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outro" Rm 13:8. O amor é contínuo, pois sempre é devedor, sempre está ciente de sua dívida. Isso é possível só pq Deus nos amou primeiro.

CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO- o crescimento não é só em amor, mas também em conhecimento. Porque? Para que o cristão seja completo e simétrico. Esse conhecimento é bíblico e também de princípios gerais em situações particulares. O diabo perde quando o cristão tem conhecimento da Palavra de Deus e a partir daí ele sabe discernir as intenções do maligno. Quando o cristão pra e tem afinidade com o Espírito Santo. O crescimento do amor de Deus (e pela causa de Deus) no cristão o deixa cada vez mais sensível a todas as formas do mal.

Filpenses 1:21

Filpenses 1:21

O sentido da frase seria: "O compromisso de minha vida é com Cristo". Cristo é o objetivo da vida natural de Paulo. Ele é o começo e o fim. O que torna esta vida significativa e frutífera é Cristo. Semelhante vida não é possibilidade humana. É obra divina. Paulo declara: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gl2:20). Para ele, a vida é vivida ao máximo só em Cristo, pois a vida eterna é esta: "Conhecer a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17:3). Ele está dizendo: "A presença de Cristo é a alegria de minha vida, o espírito de Cristo a vida de minha vida, o amor de Cristo o poder de minha vida, a vontade de Cristo a lei de minha vida; e a glória de Cristo o fim de minha vida".

Morrer é lucro- não indica que a morte em si é ganho, mas aponta o estado depois da morte.
Hamlet, no famoso monólogo "Ser ou não ser", discute se "é melhor viver e sofrer as setas da boa sorte ou morrer e arriscar a sorte de sonhos acusadores". Nenhuma perspectiva é agradável.
Shakespeare "julga que a vida e a morte são males, e não sabe qual delas é a menos maléfica".
Paulo julga que ambas são bençãos, e não sabe qual delas preferir. Por anos o apóstolo tem vivido, não para si, para coisas materiais ou para promoção pessoal, mas para Cristo. Ele está preparado para morrer, porque está preparado para viver. O VIVER DIREITO ASSEGURA O MORRER DIREITO. "Ser tudo para Cristo enquanto eu vivo e descobrir, por fim, que Ele é tudo pra mim quando eu morrer".
Por fim, poderíamos traduzir o texto assim: PARA MIM, VIVENDO E MORRENDO, CRISTO É O GANHO.

Filpenses 2:3

Filpenses 2:3

Inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo Paulo nos diz em Filipenses 2:3,4 como evitarmos os conflitos através do verdadeiro espírito de humildade, vendo os outros como superiores a nós. Este é um desafio difícil porque a nossa carne quer gritar: E quanto a mim?

Sim, esta passagem nos exorta claramente a termos a mesma mente humilde apresentada por Jesus: pensar nos outros como sendo melhores do que nós, estar mais preocupado com os interesses e o bem estar do próximo do que com os nossos e não fazer nada movido por presunção ou arrogância. Se formos obedientes a esta instrução, se nos humilharmos e estivermos dispostos a servir aos demais, viveremos em harmonia e, portanto, seremos agradáveis a Deus.

Filipenses 2:5

Filipenses 2:5

Jesus sempre será nosso modelo de humildade, generosidade e amor incondicional. Num mundo tão carente de bons exemplos, Ele continua sendo a nossa maior inspiração. Ele escolheu nos servir, ao invés de ser servido, se despiu de toda sua glória, poder e mal-estares e habitou entre os pecadores.
O Rei se tornou servo, para conduzir todos os seus servos ao reino eterno.

Agora, pare e pense. Deslize os dedos pela madeira e pressione o cravo contra sua mão. Prove o gosto do vinagre e sinta o aperto do espinho em sua fronte. Apalpe a espessa poeira úmida com o sangue de Jesus. Deixe os instrumentos de tortura contarem a sua história. Ouça o quanto eles revelam o que Deus fez para ganhar o seu coração.
Texto extraído do livro “Ele escolheu os cravos” de Max Lucado.

Como servos de Jesus, jamais permitamos que a vaidade e o orgulho, a auto-suficiência ou qualquer outra coisa semelhante habite nossos corações. Que possamos pensar, agir e ser como Jesus!

Filpenses 2:5-8

Filpenses 2:5-8

Continuação verso 9 - Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua declare que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

O EXEMPLO SUPREMO DE OBEDIÊNCIA - Está é uma das passagens cristológicas mais majestosas e profundas de todas as Santas Escrituras. Ao lê-los ficamos mais inclinados a louvar do que analisar.

A RAZÃO PARA A OBEDIÊNCIA - é pensar e sentir em nós mesmos o que Cristo sentiu. Mas é mais que um mero pensamento. Refere-se à disposição de ânimo, atitude, estado de espírito. Tratai uns aos outros com o mesmo espírito à medida que vós experimentais em Cristo Jesus. Aqui se mostra a absoluta impossibilidade de amar Deus sem, ao mesmo tempo, amar os semelhantes.

A EXIGÊNCIA DA OBEDIÊNCIA - Aniquilou-se a si mesmo é literalmente "esvaziou-se". Cristo esvaziou de si mesmo. Em nenhum momento ele permitiu que considerações egoístas dominassem sua própria vida imaculada.

A RECOMPENSA DA OBEDIÊNCIA - Pelo que também Deus o exaltou soberanamente. Jesus não só ensinou que a exaltação vem depois da auto-humilhação; ele também a demonstrou (Mt 23:12, Lc 14:11, 18:14). A exaltação de Cristo inclui sua ressurreição e ascensão.

PARA QUE AO NOME DE JESUS os homens devam fazer todas as suas orações neste nome. Todas as coisas, animadas e inanimadas, não podem se esquivar ou negar o senhorio de Cristo Jesus. E TODA LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, esse era o mais antigo credo da igreja (Rm 10:9, 1 Co 12:3, 8:6). De acordo com Paulo, Jesus é o servo que se tornou Senhor. Jesus disse: "Qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo" (Mt 20:27).

Filpenses 2:14-15

Filpenses 2:14-15

Você já se perguntou se a sua vida como cristão faz diferença para aqueles que o cercam? A Bíblia ensina que ela certamente faz! Em Filipenses 2:14 e 15 a palavra murmurações conota um espírito de descontentamento e teimosia, como o que caracterizou os israelitas no deserto (Nm 16; 1 Co 10:10). O termo grego para contendas significa "interrogatórios", "questionamentos" ou "dúvidas". Quase sempre, a dúvida intelectual acompanha a revolta moral contra Deus e a quebra de relações com nossos companheiros.

VIDA PURA E INCULPÁVEL DIANTE DE DEUS - O termo grego amometa (inculpáveis ou sem marca) alude a Momo, Deus da sátira. Entre os gregos, essa deidade censuradora, não fazia nada de valor, exceto identificar os erros e as falhas em tudo e em todos. Os cristãos devem andar tão prudentemente que até o próprio Momo, por mais que procure, não encontre neles falta alguma.

IRREPREENSÍVEIS, SINCEROS E INCULPÁVEIS - têm a ver, respectivamente, com a relação do cristão com o mundo, consigo mesmo e com Deus.

BRILHANDO COMO ESTRELAS- Os israelitas foram geração corrompida e perversa, que fracassaram em ser filhos de Deus (Dt 32.5). Paulo está esperançoso de que os crentes Filipenses no meio de geração semelhantemente corrompida e perversa resplandeçam como astros no mundo. Astros são corpos celestes - o sol, a lua e as estrelas. Como estes fornecem luz para o mundo físico, assim a luz dos crentes deve brilhar nas trevas do mundo moral e espiritual.

Peça a Deus para ajudá-lo a brilhar intensamente com o seu amor e a sua alegria para os que estão a sua volta.

Filpenses 2:19

Filpenses 2:19

Para o apóstolo Paulo, a expressão SE FOR DA VONTADE DO SENHOR JESUS não é um chavão inócuo. Sua vida inteira, desde as questões primordiais até as de menor monta, está sob o controle de Jesus Cristo (1:8,14,21; 2:24; Rm 9:1). Todas as suas ações estão sujeitas a seu Mestre. Portanto, se o Senhor aprovar os seus planos, ele enviará Timóteo.

Segundo ponto é que Paulo tem plena convicção na capacidade de Timóteo porque ele é o HOMEM ADEQUADO PARA O SERVIÇO CRISTÃO como veremos as características:

  1. Era compreensivo - "Não tenho ninguém que se preocupe sinceramente com o bem-estar de vocês como Timóteo" (v.20).
  2. É abnegado - "Todos os outros se preocupam apenas consigo mesmo, e não com o que é importante para Jesus Cristo " (v.21).
  3. É temperado - "Mas vocês sabem que Timóteo provou seu valor. Como um filho junto ao pai, ele tem servido ao meu lado na proclamação das boas-novas" (v.22).

Não há dúvida de que alguns em Roma estão dispostos a ir a Filipos, mas estão impossibilitados ou são incompetentes. Porém, entre os que podem ir e são competentes, Timóteo é o único que pode empreender a tarefa.

Filpenses 3:3

Filpenses 3:3

O cristão não considera que a circuncisão tenha valor em si, ou a torna algo mais que mero sinal. Sua fé e esperança estão em Cristo. Este é o verdadeiro povo de Deus, porque passaram pela circuncisão espiritual (Rm 2:25-29; Ef 2:11; Cl 2:11).

Não devemos colocar nossa confiança na carne - nem na nossa, nem na de qualquer outra pessoa. Onde Deus quer que a nossa confiança seja colocada? SOMENTE NELE.

Deus despreza a autonomia. Ele quer que sejamos totalmente dependentes dEle, tanto quanto o ramo depende da videira; o ramo seca rapidamente se for retirado da videira (João 15:5). Deus quer que sejamos sujeitos a ele em tudo em nossas vidas e que confiemos no seu amor e na sua provisão.

Filpenses 3:7-8

Filpenses 3:7-8

O GANHO DE UMA PERSPECTIVA DIFERENTE- Paulo está usando um jargão comercial. Antes da conversão, Paulo colocará na coluna "crédito" do livro- razão as supostas vantagens, visto que cada uma tinha valor em si mesma. É como se ele ficasse constantemente dizendo a Deus essas virtudes uma por uma . Eis a própria essência do pecado. O homem é tão cheio de si que ele não tem abertura de espírito que possa ser cheio de Deus. Ele confia em sua perspectiva intelectual, em seus ideais humanistas, em suas virtudes pessoais, em sua vida disciplinada, em sua honestidade e até em seu exercício religioso - e os apresenta a Deus como se merecessem salvação.

Em contrapartida, o arrependimento se horroriza com o passado anterior à conversão. Paulo na estrada de Damasco viu que esta confiança nativa nas próprias realizações merecia tal horror; era mais obstáculo que ajuda. Quando o apóstolo encontrou Cristo, ele transferiu estas obras da coluna "crédito" do livro-razão para a coluna "débito", considerando todas elas uma grande perda (Mt 16:26). Como o marinheiro lança tudo ao mar numa tempestade para salvar a vida, assim Paulo descartou todo vestígio de mérito pessoal "por causa de Cristo".

Filipenses 3:9

Filipenses 3:9

Não tendo justiça que seja minha. Temos aqui a doutrina de Paulo da justificação pela fé, a qual ele elaborou mais detalhadamente em Romanos e Gálatas (Rm 1:17; 3:24; 4:5; 10:3). JUSTIÇA significa uma relação certa com Deus e também uma união com Deus. Portanto, a única justiça que tem valor é a que vem de Deus, pela fé em Cristo.

Só tendo a justiça de Deus é que experimentamos a verdadeira comunhão com a deidade. Por isso, Paulo ora: PARA CONHECÊ-LO. O conhecimento aqui mencionado não é mera compreensão (1 Ts 1.4), ou aquilo que vem por familiaridade (At 10:28), ou a perspicácia resultante de uma análise lógica do fato (Ef5:17). Não é somente um conhecimento sobre Cristo, mas um conhecimento pessoal e experimental de Cristo. O antigo testamento usa o verbo conhecer para indicar as relações mais intimas possíveis entre pessoas. Conhecer a Cristo de modo íntimo é-o desejo supremo de Paulo. O desejo de Paulo é que o poder que ressuscitou Jesus dos mortos opere na vida do apóstolo.

Filipenses 3:13-14

Filipenses 3:13-14

A imagem para esse texto é a de um corredor espichando-se ou lançando-se a frente, esticando-se com todas as forças. Ele não olha para trás, nem compara sua posição com a posição relativa dos outros na corrida. A conversão de Paulo foi o começo e não o fim da corrida.O CORREDOR NÃO FAZ CÁLCULOS DE QUANTOS CIRCUITOS JÁ COMPLETOU, MAS DE QUANTOS AINDA RESTAM. Lembrar para louvar a Deus pelas bençãos passadas é salutar (Ef 2:11), mas esquecer tem de ser ação permanente na vida do cristão. Só assim haverá progresso espiritual.

Sabendo que ainda há chão a ser percorrido, o apóstolo declara: PROSSIGO PARA O ALVO, PELO PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO DE DEUS EM CRISTO JESUS. Prosseguir é a mesma tradução de perseguir, então quer dizer que ele está perseguindo, indo ao encalço de. Paulo está perseguindo o prêmio em Cristo com a mesma determinação, liberdade de pesos estorvadores e empenho incessante, com o que ele perseguira a igreja anteriormente. Ele não se deterá em questões secundárias, como o cachorro que segue toda trilha e não se mantém firme em nenhuma; ele não dificultará seu progresso espiritual, carregando-o de legalismo e ritos exteriores; ele não se deixará ficar cheio de si pensando ter alcançado a perfeição final.

O alvo pode indicar a linha de chegada.
Prêmio sugere a coroa ou troféu.
Soberana vocação é, literalmente, CHAMADO SUPERIOR. O cristão é chamado do alto ou de cima(Hb 12:2). Este chamado é de Deus em Cristo Jesus, que ao término da corrida dirá: "Bem está, servo bom e fiel". O progresso na vida do crente é semelhante a alguém que está avançando em direção a uma luz ao término de um túnel longo. Ele nunca terá luz plena até que chegue, mas tem luz cada vez maior a medida que avança (Pv 4:18).

Filipenses 3:17-18

Filipenses 3:17-18

O apóstolo Paulo está orientando os irmãos a seguirem a ele e a outros líderes que fazem o que é certo e andam em acordo com a palavra de Deus. Sempre existiu pessoas ou líderes que não andam de acordo com a Palavra de Deus. Eles distorcem a palavra como a serpente no jardim, para obter alguma vantagem para si mesmo. Paulo nesses versículos fala sobre esse tipo de líder , ele diz: SÃO INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO e ESTÃO RUMANDO PARA A DESTRUIÇÃO. O destino final dessas pessoas será a condenação eterna. Essa é a consequência inevitável de permitir que a liberdade se degenere em licenciosidade.

Verso 19 diz: o Deus deles é o seu próprio ventre, ou, sua própria satisfação. Esse termo “ventre” pode se referir aqueles que insistiam na distinção de alimentos cerimonialmente limpos e não limpos. E 'ventre' pode se referir a útero, como pensam alguns estudiosos, Paulo pode está se referindo às imoralidades flagrantes mascaradas sob o nome de cristão. Essas pessoas inverteram a verdadeira escala de valores para poderem se gloriar na sua vergonha. O homem caído é se não um homem com valores invertidos; O AMOR ESTÁ ONDE DEVERIA ESTAR O ÓDIO E O ÓDIO ESTÁ ONDE DEVERIA ESTAR O AMOR; a glória está onde deveria estar a vergonha e a vergonha está onde deveria estar a glória.

Eles são os mesmos que dizem : Estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão (1 João 1:6), ou: Façamos males, para que venham bens (Rm 3:8). Embora afirmem ser amigos de Cristo, eles não estão crucificados com ele. Por isso são INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO, a qual é símbolo de morte ao eu e ao pecado.

Agora também digo, CHORANDO - De acordo com o exemplo de Paulo, é no espírito de choro e não na mania de censura severa que temos de ver e lidar com as inconsistências dos outros. Lucas 19:41 Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar.

Filipenses 4:4

Filipenses 4:4

Paulo nos exorta a alegria e ao deleite santo em Deus: ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR; REPITO: ALEGRAI-VOS. Toda nossa alegria deve culminar em Deus; e nossos pensamentos de Deus devem ser pensamentos agradáveis. "… multiplicando-se dentro de mim os meus cuidados (pensamentos dolorosos e aflitivos), as tuas consolações reanimam a minha alma" (Salmos 94:19), e a "… minha meditação a seu respeito será suave" (Salmos 104:34). Observe: é nosso dever e privilegio regozijar-nos em Deus sempre; em todos os momentos e em todas as condições; mesmo quando sofremos por Ele ou somos afligidos por Ele. Não devemos pensar o pior dele por causa dos sofrimentos que passamos no seu serviço. Há bastante em Deus para nós suprir de alegria nas piores circunstâncias da terra. Ele havia dito isso antes (Fi 3:1): "Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor". Aqui ele repete o que havia dito anteriormente. A alegria em Deus é um dever de grande consequência na vida cristã; e os cristãos precisam ser relembrados disso. Se as pessoas íntegras não vivem em constante festa, o problema é com elas.

class="row">

Filipenses 4:6

Filipenses 4:6


Não andeis ansiosos por coisa alguma Filipenses 4:6
afaste-se das preocupações!

Deus não quer que agonizemos diante das acontecimentos futuros, porque a preocupações paralisa a nossa fé, e a nossa vida de oração. Ao vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e suplicas, com ações degraça.

Filipenses 4:8

Filipenses 4:8


O cristão, a virgem sábia, deve viver sob o controle do Espírito Santo. Uma vida justa, uma vida honesta para a amável e boa fama de Deus o Pai. Sem desonestidade, siga os regulamentos da lei e as regras de trânsito. Os olhos se fecham ao ver sujeira na televisão.

Tenha respeito pela outra pessoa. O cristão deve praticar tudo em sua vida cotidiana que mereça virtude e louvor.

Paulo escreveu em suas cartas o que aprendeu durante seus três anos de treinamento pessoalmente pelo Senhor Jesus Cristo (Gálatas 1:12 e 18). O cristão recebe seus ensinamentos diretamente da Palavra de Deus, a Bíblia.

Cabe à virgem prudente (Mateus 25), aplicar isso na vida cotidiana e dar o exemplo aos incrédulos.

Então, o cristão recebe uma profunda paz interior de Deus, com a qual ele ou ela pode lidar com os problemas diários.

É a virgem tola, cristã, que permanece na terra no Arrebatamento da Igreja (Mateus 24: 40-42) e passa pela Grande Tribulação.

Filipenses 4:8

Filipenses 4:8

A Bíblia nos orienta sobre o que devemos pensar. Somos instruídos a pensar em coisas boas, coisas que nos edificam e não que nos arrasam.

Os pensamentos que temos certamente afetam nosso modo de agir e nosso temperamento. Tudo que o Senhor nos diz é para o nosso próprio bem.

Faça um levantamento na sua vida e pergunte a si mesmo: o que eu tenho pensado? Examine que tipo de pensamentos passam pela sua mente.

Satanás engana as pessoas para que achem que a fonte da infelicidade delas é algo diferente do que realmente é. Ele quer que elas pensem que tudo é por causa do que está acontecendo ao redor (suas circunstâncias), mas a infelicidade na verdade se deve ao que está acontecendo dentro delas (seus pensamentos).

Eu o incentivo à examinar seus pensamentos. Quando você muda a forma de pensar e não permite maus pensamentos se instalarem em sua mente, você se coloca a caminho de uma vida mais livre, perfeita e vitoriosa.

Filipenses 4:11-13

Filipenses 4:11-13

Aprender a contentar-se com o que se tem - Temos aqui um relato da aprendizagem de Paulo, não daquilo que recebeu aos pés de Gamaliel, mas daquilo que recebeu aos pés de Cristo. Ele aprendeu a estar contente. Essa lição ele tinha tanta necessidade de aprender quanto a maioria de nós, levando em conta as privações e sofrimentos pelas quais foi exercitado. Ele esteve frequentemente em cadeias, em prisões e necessidades; mas em todas essas situações ele aprendeu a estar contente, isto é, no seu interior ele aceitava essa condição e procurava tirar o máximo de proveito dela.

Sei estar abatido e sei também ter abundância (v12) - Esse é um ato especial de graça: ajustar-nos de acordo com cada condição de vida e ter uma disposição mental e espiritual constante em todas as variedades do nosso estado.

  1. Para ajustar-nos a uma condição angustiante - aceitar ser humilhado, estar com fome, sofrer necessidade, e não ser dominado pelas tentações que vem com ela, perdendo o nosso conforto em Deus ou desconfiando da sua providência, ou encontrando um caminho próprio para suprir as necessidades.
  2. Para uma condição próspera - saber ter em abundância, saber ser cheio sem ser orgulhoso, seguro ou luxurioso. E essa é uma lição tão difícil quanto a outra; porque as tentações em relação a abundância e prosperidade não são menores do que as que temos em relação a aflição e a necessidade.

Mas de que maneira devemos aprender essa lição? POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE (v13). Temos a necessidade de obter forças de Cristo, para sermos capacitados a realizar não somente as obrigações puramente cristãs, mas mesmo aquelas que são frutos da virtude moral. PRECISAMOS DA FORÇA DELE PARA NÓS ENSINAR A COMO FICAR CONTENTE EM CADA CONDIÇÃO.

Filipenses 4:18a e 19

Filipenses 4:18a e 19

No verso 18 Paulo diz que tem tudo o que precisa, está satisfeito com a ajuda dos filipenses. O servo de Deus, embora tenha pouco, tem o suficiente; uma pessoa mundana e cobiçosa quanto mais ela tem mais ela quer.

Verso 19 - Ele saca um título do tesouro do céu e deixa que Deus retribua a bondade que tinham mostrado a ele. Ele o fará, não somente como seu Deus, mas como meu Deus, que toma aquilo que foi feito a mim como se fosse feito a Ele mesmo. Vocês supriram minhas necessidades, de acordo com sua pobreza; e Ele suprirá a de vocês, de acordo com riquezas dele. Mas esse ato ocorre por meio de Cristo Jesus; por meio dele temos a graça de fazer aquilo que é bom, e por meio dele devemos esperar a recompensa disso. Não como dívida, mas como graça; porque quanto mais fazemos para Deus mais estamos em dívida com Ele, porque tanto mais recebemos dele.

Filipenses 4:20

Filipenses 4:20

Deus deve ser considerado por nós como nosso Pai: ORA, A NOSSO DEUS E PAI. É uma grande condescendência e favor de Deus a reconhecer a relação de Pai com pecadores e permitir que digamos a Ele: NOSSO PAI; e esse é um título comum na dispensação do Evangelho. Também é um grande privilégio e encorajamento tê-lo como nosso Pai, como alguém que está tão intimamente relacionado conosco e que tem um amor tão grande por nós. Deveríamos nos apoiar em Deus, diante das nossas fraquezas e medos, não como um tirano ou inimigo, mas como Pai, que está inclinado a compadecer-se de nós e nos ajudar. Devemos dar glória a Deus como Pai, a glória da sua própria excelência e de toda sua misericórdia para conosco. Devemos reconhecer com gratidão que tudo que recebemos vem dele e dar todo louvor a Ele. E nosso louvor deve ser constante e perpétuo; deve ser GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE.