O que é libertação?
Libertação é a ação ou efeito de pôr(-se) em liberdade; liberação.
O que a psicologia diz sobre Libertação?
A psicologia da libertação surgiu na América Latina na década de 1980. É uma psicologia crítica que tem foco na ação, tomando partido das populações oprimidas do continente.
O que a Bíblia fala sobre Libertação?
A Bíblia fala que a libertação é uma parte muito importante do ministério de Cristo na vida de cada pessoa. Jesus liberta da condenação, do pecado e da influência do diabo. Somente na libertação de Jesus encontramos verdadeira liberdade (João 8:36).
A Bíblia fala sobre muitos tipos de libertação: libertação da escravidão e da opressão de outros povos, libertação espiritual e libertação de doenças físicas. A libertação é um tema central da Bíblia. A opressão surgiu como resultado da maldição do pecado no mundo. A libertação vem de Deus.
O que é Libertação espiritual
Assim como uma pessoa pode ser oprimida e escravizada por outra pessoa, também pode ser escravizada pelo pecado e, em consequência, pelas forças do diabo (João 8:34). O pecado nos torna escravos do diabo. Não conseguimos nos libertar sozinhos (Romanos 7:18-20). Precisamos de alguém mais forte que nós. Precisamos de Jesus.
Jesus veio para nos libertar da opressão do inimigo. Na cruz, ele venceu o pecado, a morte e o diabo! Agora, quem aceita Jesus como salvador fica livre!
Através de Jesus, ficamos livres da condenação do pecado (Romanos 8:1-2). Não vamos mais ser castigados no inferno, junto com o diabo! Temos a promessa da vida eterna, com Jesus no Céu. Já não somos mais escravos do diabo, ele não tem direito sobre nossas vidas. Mas, mesmo assim precisamos lutar contra o pecado e a influência do diabo.
Enquanto ainda vivemos nessa terra, vamos enfrentar tentações, que podem causar muitos problemas em nossa vida espiritual. Quando descobrimos que estamos presos ao pecado ou à influência do diabo em alguma área de nossa vida, devemos procurar a libertação que Jesus oferece.
Qual é diferança entre liberdade e libertinagem?
Liberdade é um conceito amplo relativo a possibilidades de escolhas, autonomia e direito à autodeterminação, limitados pelo respeito à liberdade de outras pessoas. Já a libertinagem é compreendida como uma extrapolação dos limites da liberdade, alheia às regras e sem moderação.
Libertinagem é uma palavra pejorativa, relacionada à devassidão, a uma liberdade sem moderação e sem compromisso com o próximo.